Editorial: A magia do Harry Potter continua encantando

No início deste semestre recebemos um desafio que era produzir um trabalho que envolvesse um conteúdo transmidiático. O grupo no qual participo apresentou diversas ideias. Porém, apenas uma chamou a atenção de todos os membros, que era produzir um jornal escolar com alunos do ensino fundamental da rede pública.

Devido a uma questão de agenda escolar não foi possível concluir este projeto, mas a professora sugeriu que as crianças escrevessem e criasse conteúdos sobre um assunto que elas gostariam de trabalhar. O grupo aceitou a ideia com entusiasmo e começamos a perguntar para os alunos quais temas que eles gostariam de trabalhar. Diversos foram apresentados, como por exemplo, Vingadores, Youtubers, jogos eletrônicos, mas, para a minha surpresa, sugeriram Harry Potter e o tema foi o escolhido pelos alunos.
"É interessante ver que algo que marcou a sua vida continua marcando a vida de outras pessoas de uma nova geração"
Fiquei surpreso, em primeiro momento, pois nunca se passou na minha cabeça que uma história que fez parte da minha infância, tanto os livros quanto os filmes, ainda chamasse a atenção de uma geração que não cresceu junto aos lançamentos dos livros e filmes do Harry.

Lembro-me de quando tinha a idade deles a emoção que senti ao ir ao cinema assistir Harry Potter e de ler os livros durante o verão. É interessante ver que algo que marcou a sua vida continua marcando a vida de outras pessoas de uma nova geração.

Questionei para mim, quem será que mostrou essa história para as crianças? A professora? Pais? Irmãos ou Primos mais velhos? Pois, como dito antes, essa geração está crescendo sem nenhum lançamento de livro novo. É claro que alguns filmes da franquia continuam sendo lançados, como no caso de “Animais Fantásticos e onde Habitam”, que é uma história do mundo bruxo que se passa muitos anos antes da história da franquia original.
"Harry Potter teve uma importância muito grande na minha vida, me ajudou a ter vontade de escrever e de produzir as minhas próprias histórias"
Outro ponto que me chamou a atenção foi a alegria e vontade dessas crianças ao produzirem conteúdos sobre Harry Potter, o que representa que um dos personagens da minha infância continua encantando a criançada e fazendo com que elas desenvolvam mais a sua criatividade e imaginação. A única coisa que me entristece é que esses alunos não vão poder teorizar sobre as histórias ou imaginar como será a próxima, pois os livros já foram lançados e a história finalizada.

Imagino como deve ser essa nova geração brincando de Harry Potter, pegando galhos nos chão e conjurando seus patronos, preparando as suas poções, treinando para suas partidas de quadribol ou até quem sabe para o Torneio Tribuxo e conquistar o tão sonhado Cálice de fogo. Também me pergunto qual das quatro casas de Hogwarts que mais chama a atenção da criançada. Será que é a Sonserina? Grifinória? Lufa-Lufa ou Corvinal? Ou até mesmo qual é o seu personagem favorito? Sua magia predileta? Qual profissão do mundo bruxo gostaria de exercer? Auror? Ministro da Magia? Professor? Mestre de criaturas mágicas? Estudioso de dragões? Tratar das plantas mágicas? Ou quem sabe desvendar os mistérios das relíquias da morte?
"Quem sabe desvendar os mistérios das relíquias da morte?"
Se eu puder deixar um recado para essa criançada entusiasta por Harry Potter eu diria, sigam em frente, escolham o seu assento no Expresso para Hogwarts, na plataforma 9 ¾, e partam para essa aventura mágica do mundo bruxo, assim como eu fiz quando tinha a idade de vocês. Pois, Harry Potter teve uma importância muito grande na minha vida, me ajudou a ter vontade de escrever e de produzir as minhas próprias histórias e desejo que vocês tenham o mesmo sentimento e carinho pelas histórias do 'menino que sobreviveu'.

Eduardo Zanotti é jornalista
Repórter no jornal Acontece (Portão/RS)




Comentários